Paz a todos

Paz a todos! Este blog destina-se a compartilhar conhecimentos que possam auxiliar à amplificação da consciência humana, de forma a alcançarmos a humanidade plena.

"Os obstáculos te parecerão grandes ou pequenos dependendo se você é grande ou pequeno."Orison Swett Marden

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche

“Palavras amáveis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são infinitos” Madre Teresa

"Somos todos fios frágeis, mas compomos uma esplêndida tapeçaria." Jerry Ellis

"Dê a cada pessoa o seu ouvido, mas a poucas a sua voz." William Shakespeare

"O que separa a alma do corpo não é a morte, é a vida."Paul Valéry

"O que não queiras que os outros te façam , não o faças aos outros." Confúcio

"As tragédias verdadeiras no mundo não são conflitos entre o certo e o errado. São conflitos entre dois direitos." Hegel


"Toda reflexão que leve o homem para fora do estreito círculo do seu egoísmo é saudável e boa para a alma, seja qual for o caminho pelo qual enverede essa reflexão. " Joseph Ernest Renan

"Nem o Sol nem a Lua podem refletir-se claramente na água lamacenta. Assim a alma universal não pode realizar-se perfeitamente em nós, enquanto não afastarmos o véu da ilusão, isto é, enquanto perdura o sentimento do eu e do meu."Ramakrishna

“É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante.” Friedrich Nietzsche


quarta-feira, 31 de março de 2010

INVISÍVEL - por Janaini


A separação entre afins é impossível
Mesmo um vendo o outro partir
A verdade é somente o laço invisível
Que os olhos não podem assistir

No contato de almas o tempo é irreal
A verdade é justamente o imperceptível
Aquilo que os olhos não vêem como ideal

O homem quer entender a natureza de Deus
Mas, sem antes vivenciar o pleno amor
Tal querer será uma missão impossível
Primeiro se deve sentir o Seu ardor

O Criador se revela no ser e no conectar
Existe dois seres, mas um só coração
Este sim é o sentido da verdadeira união

O fio invisível de conexão é luz
Entoa a melodia da entrega à verdade
O ser amado nunca ficará sozinho
Onde for lhe acompanhará a eternidade.

Não há nada que impeça o brilho
Da corrente de bem-querer sem dor
A festa da vida é aqui e agora
Mas a alegria mesmo é celebrar o amor.



Janaini

domingo, 28 de março de 2010

SONHOS


SONHOS


Porque não vivemos os nossos sonhos? Porque fomos treinados a venerar algo maior do que os sonhos: algo que vamos chamar: ZONA DE CONFORTO. A zona de conforto é formada pelas coisas que fazemos todos os dias.

Ficamos tão acostumados com elas que nos sentimos confortáveis repetindo-as. Quando fazemos algo novo, rompemos os limites da zona de conforto. Mas, quando pensamos em fazer algo diferente, sentimos medo, culpa, baixa auto-estima, mágoa e raiva - e estas emoções geram um grande “desconforto”.

Quando nos sentimos desconfortáveis durante muito tempo, em geral ficamos desencorajados e mesmo exaustos. Por isto, retomamos pensamentos, sentimentos e ações mais familiares, mas repetitivas e mais previsíveis - aquelas que consideramos “confortáveis”. Assim, é difícil combater um inimigo que ocupa um posto avançado dentro de nossa cabeça.

A razão de nos estarmos realizando os nossos sonhos está dentro de nós. Mas, fingimos que a culpa é das coisas, pessoas e situações fora de nós.

É preciso deixar a sua zona de conforto e penetrar na região selvagem da sua intuição. O que vai descobrir será maravilhoso. E o que descobrirá será VOCÊ MESMO.

Alan Alda

sexta-feira, 26 de março de 2010

O leão e o Rio



'Depois de uma grande enchente, o leão viu-se cercado por um rio e ficou sem saber como sair dali. Nadar não era de sua natureza, mas só lhe restavam duas opções: atravessar o rio ou morrer. O leão urrou, mergulhou na água, quase se afogou, mas não conseguiu atravessar. Exausto, deitou para descansar. Foi quando escutou o rio dizer:

- Jamais lute com o que não está presente.

Cautelosamente, o animal olhou em volta e perguntou:

- O que não está aqui?

- O seu inimigo não está aqui - respondeu o rio. - Assim como você é um leão, eu sou apenas um rio.

Ao ouvir isso, o leão, muito sereno, começou a estudar as característica do rio. Logo identificou um certo ponto em que a correnteza empurrava para a margem e, entrando na águal, conseguiu boiar até o outro lado."

A alegria e a diversão da vida estão na viagem.....

Personagem - Cecília Meireles


Teu nome é quase indiferente
e nem teu rosto já me inquieta.
A arte de amar é exatamente
a de ser poeta.

Para pensar em ti, me basta
o próprio amor que por ti sinto:
és a ideia, serena e casta,
nutrida do enigma do instinto.

O lugar da tua presença
é um deserto, entre variedades:
mas nesse deserto é que pensa
o olhar de todas as saudades.

Meus sonhos viajam rumos tristes
e, no seu profundo universo,
tu, sem forma e sem nome, existes,
silencioso, obscuro, disperso.

Todas as máscaras da vida
se debruçam para o meu rosto,
na alta noite desprotegida
em que experimento o meu gosto.

Todas as mãos vindas ao mundo
desfalecem sobre o meu peito,
e escuto o suspiro profundo
de um horizonte insatisfeito.

Oh! que se apague a boca, o riso,
o olhar desses vultos precários,
pelo improvável paraíso
dos encontros imaginários!

Que ninguém e que nada exista,
de quanto a sombra em mim descansa:
— eu procuro o que não se avista,
dentre os fantasmas da esperança!

Teu corpo, e teu rosto, e teu nome,
teu coração, tua existência,
tudo — o espaço evita e consome:
e eu só conheço a tua ausência.

Eu só conheço o que não vejo.
E, nesse abismo do meu sonho,
alheia a todo outro desejo,
me decomponho e recomponho...

Orai e Vigiai



“Orai e vigiai” - por Janaini

Uma recomendação bíblica tem grande peso na minha vida é quando se recomenda “orai e vigiai”. Vigiar os pensamentos e sentimentos deve ser levado à sério, porque nos torna autores da nossa vida e responsáveis diretos por tudo que nos ocorre diariamente. Dirigindo nossos pensamentos, podemos atuar com a arte da dúvida e da crítica sobre aqueles que nos limitam o crescimento, e por outro lado, podemos amplificar aqueles que nos direcionam aos nossos objetivos nobres.

Só devemos agir movidos por sentimentos altruístas. Quando nos afastamos deles, o fracasso é certo. A carência é prejudicial porque nos diz que não temos valor suficiente para aguardamos alguém que realmente valha a pena. A carência não é um sentimento nobre porque ela diminui o poder pessoal, demonstra uma auto-estima deficiente e engana nossos sentimentos. Assim, passamos a ser pouco exigentes para nós mesmos. Acabamos aceitando que pessoas indevidas entrem em nossa vida e façam um grande estrago nela. Devemos entregar a Deus nossos anseios e aguardar que, no momento certo, ele nos supra com a realização daquilo que sonhamos. O momento certo é aquele que não haja estragos para outros que nos cercam. Nossos desejos não devem ser individualistas, mas sim, altruístas, pensando no bem de todos que conosco se relacionam.

A perfeição existe, ela faz parte do nosso ser, porque somos feitos à imagem e semelhança de Deus, temos a centelha divina dentro de nós. O impossível foi criado pela mente racional do homem, porque para a nossa parte divina, nada é impossível. Temos exemplo de eventos impossíveis acontecendo debaixo de nossos olhos todos os dias e não nos damos conta disso. Uma mulher amamentando seu filho com seu leite e ele se saciando somente com isto, é um milagre. A mulher gerar um filho é um milagre. As árvores nascerem e darem frutos é um milagre; os pássaros voarem em bando, sincronicamente, sem se esbarrarem, é um milagre; o amor é um milagre; a vida em si é um milagre.

Existe magia atrás de tudo que é natural. Mas, nossos olhos se condicionaram de tal forma a somente percebemos o pior de tudo, que ficamos sempre com a sensação que a vida é difícil, que as pessoas são complicadas, que nascemos para pagar nossos erros ou o erros dos nossos pais, que devemos seguir uma vida cheia de regras senão Deus nos castiga; que tudo que é bom, é proibido; que tudo que é gostoso engorda ou faz mal para a saúde; que o mundo está cheio de gente má; que qualquer hora podemos sofrer algum tipo de agressão; que as pessoas que se aproximam de nós são interesseiras, etc.

Na verdade, tudo isto é mentira. O mundo está, sim, cheio de gente maravilhosa. Os momentos bons são a regra na nossa vida. Encontramos muito mais pessoas boas na nossa existência, que nos ajudam a crescer de alguma forma, que são mensageiros do Criador, nos dando algumas mensagens positivas. Mesmo as pessoas “más” também têm um lado bom, estão momentaneamente vivendo na ignorância dos preceitos divinos.

Devemos lutar para termos uma vida digna e plena, e não para vivermos muitos anos. Viver sem sentido, viver uma existência vazia não vale a pena. Muitas pessoas morreram jovens, mas, de fato, viveram mais que outras que estão aí, perambulando pelo mundo, vivendo sem sentido, contando ano após ano sem qualquer funcionalidade. Passam anos a fio sendo a mesma pessoa, ou pior, se tornando mais amarga consigo e com os outros. Dizem que a velhice torna as pessoas mais ranzinzas. Mas, eu acho que, sabendo viver, a velhice não é a soma de anos, mas o começo da sabedoria.

Nem cansaço nem idade produzem impacto sobre qualquer qualidade ou poder espiritual. Paciência, bondade, apego à verdade, humildade, boa vontade, harmonia e amor fraternal são qualidades que nunca envelhecem. Se as pessoas cultivarem estes atributos na vida, nunca envelhecerão. O que denomina-se processo de envelhecimento constitui, na verdade, uma mudança. Todas as etapas da nossa vida são passos em um caminho sem fim. A vida é auto-regeneradora, eterna, indestrutível e mágica.

Jó disse: “A coisa que eu mais temia desabou sobre mim”. Na verdade, não é a velhice que devemos temer. Devemos temer perder o interesse pela vida, perder nossa capacidade de sonhar, de ansiar por novas descobertas e conquistas. Quando abrimos a mente para novas idéias e novos interesses, e quando levantamos a cortina e deixamos entrar a luz do sol continuamos jovens e cheios de vida.

Não podemos deixar que nossa mente se aposente. Devemos ser abertos e receptivos a novas idéias. Marcus Porcious Cato, o patriota romano, aprendeu grego aos 80 anos. Sócrates, o filósofo grego, aprendeu a tocar instrumentos musicais aos 80 anos. Michelangelo pintou seus maiores quadros aos 80 anos. Na mesma idade, Cios Simonides ganhou um prêmio de poesia. Goethe concluiu “Fausto” e Leopold Von Ranke iniciou seu “History of the World”, que terminou de escrever aos 92. Issac Newton trabalhou ativamente até os 85.

Nós somos filhos da vida infinita e herdeiros da eternidade.

Janaini

Aristóteles - Revolução da Alma



Aristóteles, filósofo grego, escreveu este texto " Revolução da Alma" no ano 360 A.C. . .

Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue a sua alegria, a sua paz, a sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.

Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.

A razão de ser da sua vida é você mesmo.

A sua paz interior deve ser a sua meta de vida; quando sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda falta algo, mesmo tendo tudo, remeta o seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe dentro de si.

Pare de procurar a sua felicidade cada dia mais longe.

Não tenha objetivos longe demais das suas mãos, abrace aqueles que estão ao seu alcance hoje.

Se está desesperado devido a problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares, busque no seu interior a resposta para se acalmar, você é reflexo do que pensa diariamente.

Pare de pensar mal de si mesmo, e seja o seu próprio melhor amigo, sempre.
Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar.
Então abra um sorriso de aprovação para o mundo, que tem o melhor para lhe oferecer.

Com um sorriso, as pessoas terão melhor impressão sua, e você estará afirmando para si mesmo, que está "pronto"para ser feliz.
Trabalhe, trabalhe muito a seu favor.
Pare de esperar que a felicidade chegue sem trabalho.
Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.

Agradeça tudo aquilo que está na sua vida, neste momento, incluindo nessa gratidão, a dor.
A nossa compreensão do universo ainda é muito pequena, para julgarmos o que quer que seja na nossa vida.

"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las."