Paz a todos

Paz a todos! Este blog destina-se a compartilhar conhecimentos que possam auxiliar à amplificação da consciência humana, de forma a alcançarmos a humanidade plena.

"Os obstáculos te parecerão grandes ou pequenos dependendo se você é grande ou pequeno."Orison Swett Marden

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche

“Palavras amáveis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são infinitos” Madre Teresa

"Somos todos fios frágeis, mas compomos uma esplêndida tapeçaria." Jerry Ellis

"Dê a cada pessoa o seu ouvido, mas a poucas a sua voz." William Shakespeare

"O que separa a alma do corpo não é a morte, é a vida."Paul Valéry

"O que não queiras que os outros te façam , não o faças aos outros." Confúcio

"As tragédias verdadeiras no mundo não são conflitos entre o certo e o errado. São conflitos entre dois direitos." Hegel


"Toda reflexão que leve o homem para fora do estreito círculo do seu egoísmo é saudável e boa para a alma, seja qual for o caminho pelo qual enverede essa reflexão. " Joseph Ernest Renan

"Nem o Sol nem a Lua podem refletir-se claramente na água lamacenta. Assim a alma universal não pode realizar-se perfeitamente em nós, enquanto não afastarmos o véu da ilusão, isto é, enquanto perdura o sentimento do eu e do meu."Ramakrishna

“É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante.” Friedrich Nietzsche


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O autoconhecimento


Quando existe uma data festiva, logo desejamos várias coisas boas para a pessoa, lhe felicitamos com votos de saúde, paz, felicidade, amor, sucesso, etc. Na verdade, todos nós buscamos revestir nossas vidas com estes atributos. Contudo, percebo que somente uma pequena parte das pessoas segue a estrada correta para alcançá-las.

Se queremos saúde, procuramos, por exemplo, nos alimentar melhor, fazer exercícios, ir ao médico regularmente; se queremos paz, acabamos evitando confrontos; se queremos amor, cedemos aos caprichos dos outros para sermos mais aceitos; se queremos felicidade, procuramos prazer em viagens, festas, bebida e aquisição de coisas materiais.

Entretanto, sinto que estes não são os caminhos mais garantidos de conseguirmos tudo aquilo que almejamos. Eles podem ter aparência de que estão nos conduzindo ao objetivo que perseguimos. Mas, de fato, somente pelo autoconhecimento, conseguiremos chegar ao destino, onde tudo aquilo começa a se concretizar, mas agora com outra roupagem, não são mais principais, são acessórios. Isto porque, pelo autoconhecimento iremos em linha reta para nossos objetivos de vida. Lá, encontraremos a paz, a saúde, o amor, a felicidade e tudo mais nos aguardando. Mas, acharemos mais, muito mais, finalmente nos encontraremos com nosso espírito, com nosso eu maior, com nossa parte divina.


A interiorização é um exercício muito importante para nossa alma. Ela se dá através da meditação ou pelo controle consciente dos pensamentos.

O contato com a natureza também é fundamental para recarregar nossas energias e nos levar a atingir o nosso eu maior, aquele que se encontra além de nossos pensamentos. A natureza possui energia pura e estreita nosso laço com o espírito, que também é divino.

Aliás, nós somos também natureza e somos perfeitos, plenos, ilimitados. Pense em uma árvore. Ela não precisa de muito para crescer e dar frutos. Precisa de água, terra e sol. Nós, humanos, precisamos também de sermos regados de amor, carinho, esperança, etc. Tudo isto é como se fosse a água, terra e sol para as plantas. Não precisamos tanto de alimento, precisamos mais de afeto; não precisamos tanto de bens materiais, precisamos de humildade; não precisamos tanto de remédios, precisamos perdoar com mais frequência. Aliás, é bom ressaltar que o ressentimento arruinou mais lares que o álcool e matou mais indivíduos do que a guerra.


Existem pessoas que têm ótima alimentação, mas são secas, frias, sem vida. Outras, comem "mal", mas têm saúde e vitalidade de sobra. Na vida, não existem regras rígidas, e todos dias vemos pessoas desafiando limites que até então eram consideramos impossíveis de serem superados. A maior riqueza que podemos possuir é a riqueza e abundância interior. E só a encontraremos quando voltamos a nossa fonte de energia, ao nosso eu, ao nosso espírito. As pessoas buscam prazer em coisas materiais, mas sentem cada dia mais frustração porque não conseguem nunca se saciar. Isto porque estão sedentas e famintas de afeto, de conteúdo espiritual.

Devemos sempre nos vigiar, vigiar nossas atitudes e reações. Devemos procurar nos aperfeiçoar a cada dia. Mas, somente conseguiremos isto se buscamos nos conhecer e esta busca é individual, ninguém pode fazê-la por nós, é cada um se buscando e se encontrando. Poderemos ter ajuda, aliás, Deus sempre nos mandam “anjos” com mensagens para nosso crescimentos, devemos ficar alertas para recebê-las. Estes “anjos” podem ser quaisquer pessoas que cruzem nossos caminhos. Por isto é essencial valorizarmos todos os seres humanos com os quais nos relacionamentos, pois sempre temos o que aprender com o outro. Como disse Mabel Collins: Ninguém é vosso inimigo, ninguém é vosso amigo, cada um é vosso instrutor.

Janaini - 18-10-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário