Paz a todos

Paz a todos! Este blog destina-se a compartilhar conhecimentos que possam auxiliar à amplificação da consciência humana, de forma a alcançarmos a humanidade plena.

"Os obstáculos te parecerão grandes ou pequenos dependendo se você é grande ou pequeno."Orison Swett Marden

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche

“Palavras amáveis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são infinitos” Madre Teresa

"Somos todos fios frágeis, mas compomos uma esplêndida tapeçaria." Jerry Ellis

"Dê a cada pessoa o seu ouvido, mas a poucas a sua voz." William Shakespeare

"O que separa a alma do corpo não é a morte, é a vida."Paul Valéry

"O que não queiras que os outros te façam , não o faças aos outros." Confúcio

"As tragédias verdadeiras no mundo não são conflitos entre o certo e o errado. São conflitos entre dois direitos." Hegel


"Toda reflexão que leve o homem para fora do estreito círculo do seu egoísmo é saudável e boa para a alma, seja qual for o caminho pelo qual enverede essa reflexão. " Joseph Ernest Renan

"Nem o Sol nem a Lua podem refletir-se claramente na água lamacenta. Assim a alma universal não pode realizar-se perfeitamente em nós, enquanto não afastarmos o véu da ilusão, isto é, enquanto perdura o sentimento do eu e do meu."Ramakrishna

“É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante.” Friedrich Nietzsche


sexta-feira, 14 de maio de 2010

O mais simples escapa à compreensão


Quanto mais simples é uma coisa, mas difícil de ser entendida. Para entender, é necessário algo complexo; para entender você tem de dividir e analisar. Uma coisa simples não pode ser dividida e analisada – o mais simples escapa à compreensão.

É por isso que Deus não pode ser compreendido. Deus é a coisa mais simples, absolutamente a coisa mais simples possível. O mundo pode ser compreendido pois ele é muito complexo. Quanto mais complexa a coisa, mas a mente pode trabalhar nela. Quando a coisa é simples, não há nada para queimar as pestanas, e a mente não pode funcionar.

Os lógicos dizem que qualidades simples são indefiníveis. Por exemplo: alguém lhe pergunta o que é o amarelo. É uma qualidade tão simples a cor amarela...como você a definiria? Você dirá: “Amarelo é amarelo”. Mas isto não é definição para amarelo, pois está repetindo a mesma coisa novamente. Isso é uma tautologia.

É por isso que se perde Deus. O intelecto nega-o, a razão diz “não”. Deus é o denominador mais simples da existência – o mais simples e o mais básico. Quando a mente pára, não há nada diferente de Deus, portanto, como definir Deus? Por isso as religiões tentam dividir, assim torna-se possível uma definição. Eles dizem “este mundo não é isso”, “Deus não é o mundo”, “Deus não é a matéria”, “Deus não é corpo”, “Deus não é desejo”. São formas de definir.

Você tem que colocar alguma coisa em oposição a outra coisa, então uma fronteira pode ser desenhada. Como estabelecer uma fronteira se não há um vizinho? Onde colocar a cerca de sua casa se não existe vizinhança? A fronteira de sua casa baseia-se na presença de seu vizinho. Deus é sozinho, ele não tem vizinhos. Onde ele começa? Onde ele acaba? Exatamente para definir Deus é que o Diabo foi criado. Deus não é o diabo – assim, você pode não ser capaz de dizer o que é Deus, mas pode dizer o que Ele não é: Deus não é o mundo, não é o diabo.

Os santos precisam dos pecadores, de outra forma eles não existiriam. Como você saberia quem é um santo? Todo santo precisa de pecadores à sua volta. Esses pecadores fazem a fronteira.
Então, devemos descobrir esta simplicidade dentro de nós, pois em cada ser vivo neste planeta foi plantada a semente de Deus, basta que saibamos procurá-la. A procura deve seguir a mesma natureza, ser simples, natural, indefinível.

OSHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário