Paz a todos

Paz a todos! Este blog destina-se a compartilhar conhecimentos que possam auxiliar à amplificação da consciência humana, de forma a alcançarmos a humanidade plena.

"Os obstáculos te parecerão grandes ou pequenos dependendo se você é grande ou pequeno."Orison Swett Marden

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche

“Palavras amáveis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são infinitos” Madre Teresa

"Somos todos fios frágeis, mas compomos uma esplêndida tapeçaria." Jerry Ellis

"Dê a cada pessoa o seu ouvido, mas a poucas a sua voz." William Shakespeare

"O que separa a alma do corpo não é a morte, é a vida."Paul Valéry

"O que não queiras que os outros te façam , não o faças aos outros." Confúcio

"As tragédias verdadeiras no mundo não são conflitos entre o certo e o errado. São conflitos entre dois direitos." Hegel


"Toda reflexão que leve o homem para fora do estreito círculo do seu egoísmo é saudável e boa para a alma, seja qual for o caminho pelo qual enverede essa reflexão. " Joseph Ernest Renan

"Nem o Sol nem a Lua podem refletir-se claramente na água lamacenta. Assim a alma universal não pode realizar-se perfeitamente em nós, enquanto não afastarmos o véu da ilusão, isto é, enquanto perdura o sentimento do eu e do meu."Ramakrishna

“É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante.” Friedrich Nietzsche


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Atitudes


É fácil criticar as atitudes dos outros, quando, na verdade, não agimos como deveríamos agir.

É fácil se omitir e permanecer na zona de conforto da vida, por mais desprezível que ela seja. Dizer que o outro não deveria ter agido de um determinado modo é fácil, difícil é agir da forma como se considera certo.

Se conformar com a mesmice da vida e não querer se envolver nos problemas das pessoas ao nosso redor é fácil. Temos vários jargões tipo: “É preferível um covarde vivo que um herói morto”. Eu tenho repugnância a esta frase. Quem a fez foi um idiota, porque não entendeu o mistério da existência, acho que sequer viveu.

Se nossa vida servisse apenas para nos preocuparmos conosco e com nossos entes queridos, Deus não seria justo. Se a covardia fosse um princípio universal, não teríamos ícones como Sócrates que foi condenado à morte pelas suas idéias, e, mesmo tendo uma chance de se retratar, não o fez, porque entendia que valeria a pena morrer pelo que acreditava a se acovardar pelo medo. Jesus nem teria existido, porque se a covardia fosse o correto, Ele teria se negado a morrer pela humanidade. Ninguém conseguiria citar um exemplo de um covarde admirável, até porque estas duas palavras não se coordenam. Um covarde nunca seria admirável....

É fácil ficar em cima do muro e não ter uma posição a tomar, permanecendo num lugar e outro, concordando com um e outro, por não querer se indispor. Mas, são exatamente estas pessoas as que mais são maltratadas pela vida. Elas correm dos problemas, mas os problemas as perseguem. Em geral levam uma vida vazia, sem grandes realizações, e quando morrem, sequer são lembradas. Em poucos anos os rastros de sua existência na Terra já se apagam definitivamente. Em contrapartida, o mundo nunca se esquece dos heróis que deram a própria vida pela causa que lutaram. Quando a humanidade irá esquecer um Gandhi, um Sócrates, um Buda, ou mesmo um Betinho ou a Madre Tereza?

Estas pessoas lutaram por questões que elas mesmas nunca chegariam a usufruir ou ver sendo praticadas no mundo. Entretanto, plantaram sementes e entendiam que o importante era isto, plantar sementes. Abriram o coração para uma causa maior, para algo que beneficiaria muito mais a humanidade que a eles próprios. Madre Tereza disse que “Nós mesmos sentimos que o que estamos fazendo é apenas uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor se faltasse essa gota”.

O egoísmo é o maior mal da humanidade. Ele destrói a pessoa que o pratica e torna infértil o solo onde ele mesma necessitará para se nutrir. Percebe-se claramente que os egoístas nunca adquirem serenidade, a paz e a felicidade. Estão sempre correndo atrás de ganhos materiais e status para poderem se preencher. Mas, eles alimentos não conseguem atingir a alma, entram na mente e logo se tornam venenosos para quem os obteve.

Na verdade, Deus quer que tomemos ATITUDES nobres, em prol de interesses maiores e não somente em detrimento de nossas próprias necessidades. Acho que Ele não se importa quando assim agimos e acabamos cometendo algum erro nesta tentativa de acertar. Afinal, o erro é o melhor caminho para o entendimento. Precisamos correr este risco se quisermos fazer alguma diferença neste mundo. A omissão não nos ensina nada. Um provérbio Sueco diz que “Deus dá a cada pássaro a sua minhoca, mas Ele não a joga dentro do ninho.”


O mundo somente foi mudado por pessoas que tomaram algumas atitudes que destoavam da maioria. É preciso haver dissenso para que algo seja alterado. A revolução tem que começar na alma e depois ser manifestada no mundo das idéias. O erro da humanidade foi lutar com armas. Como falou Thomas Carlyle “Os tempos estão ruins. Muito bem, você está aí para fazê-los melhorar.” Entende a importância do “FAZER”?

Temos que FAZER e não DEIXAR PARA LÁ ou SE OMITIR. Madre Teresa se manifestou sobre a questão da seguinte forma: “O dever é uma coisa muito pessoal. Ele vem da aceitação da necessidade de agir e não apenas da necessidade de incitar os outros a fazerem alguma coisa.”

O erro não é a pior coisa que se comete na vida, a omissão é muito pior, porque ela é um veneno que mata o seu hospedeiro como também a oportunidade de fazer alguma diferença na vida de outra pessoa.

As coisas mais valiosas na vida humana começam quando alguém teve a coragem de jogar fora uma boa desculpa.....

Janaini

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto! Muito bom mesmo! Precisa escrever um livro. Frederico

    ResponderExcluir