Paz a todos

Paz a todos! Este blog destina-se a compartilhar conhecimentos que possam auxiliar à amplificação da consciência humana, de forma a alcançarmos a humanidade plena.

"Os obstáculos te parecerão grandes ou pequenos dependendo se você é grande ou pequeno."Orison Swett Marden

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche

“Palavras amáveis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são infinitos” Madre Teresa

"Somos todos fios frágeis, mas compomos uma esplêndida tapeçaria." Jerry Ellis

"Dê a cada pessoa o seu ouvido, mas a poucas a sua voz." William Shakespeare

"O que separa a alma do corpo não é a morte, é a vida."Paul Valéry

"O que não queiras que os outros te façam , não o faças aos outros." Confúcio

"As tragédias verdadeiras no mundo não são conflitos entre o certo e o errado. São conflitos entre dois direitos." Hegel


"Toda reflexão que leve o homem para fora do estreito círculo do seu egoísmo é saudável e boa para a alma, seja qual for o caminho pelo qual enverede essa reflexão. " Joseph Ernest Renan

"Nem o Sol nem a Lua podem refletir-se claramente na água lamacenta. Assim a alma universal não pode realizar-se perfeitamente em nós, enquanto não afastarmos o véu da ilusão, isto é, enquanto perdura o sentimento do eu e do meu."Ramakrishna

“É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante.” Friedrich Nietzsche


domingo, 18 de abril de 2010

Pensamentos de vingança



Pensamentos de vingança ocupam demais nosso tempo. O tempo que gastamos tentando nos vingar seria mais bem usado se, com ele, tentássemos ganhar maior compreensão de nós mesmos. A vingança é como morder um cão só porque ele nos mordeu. Quando você procura ficar quite, chega a fazer coisas estranhas. Um sábio disse: "Não vou permitir que nenhum homem estreite ou denigra minha alma por me fazer odiá-lo".

O ser humano deve buscar não só se conhecer, mas se controlar. Não é suficiente reconhecer o que é certo e verdadeiro. O homem precisa controlar o impulso de fazer o que é errado e fácil. Nada impedirá a pessoa que consegue isto conquistar a si mesma.

O caráter é nossa essência; é o que nós somos. Nosso caráter é determinado pelas escolhas que temos mesmo que ninguém jamais saiba o que fizemos....ou deixamos de fazer. Precisamos construir o caráter diariamente e imediatamente. Todas as flores de amanhã e todas as ervas daninhas também estão nas sementes que plantamos hoje. Tudo em nossa existência será decidido por essa única coisa. Porque, no final, nenhuma pessoa poderá jamais escapar das restrições de seu próprio caráter. Aceitar a responsabilidade pela escolha indevida que fizemos é um sinal de caráter em evolução.

Quando um homem coloca limites às possibilidades, ele encolhe seu futuro em um pedacinho controlável de nada. A vida de cada um de nós deve fazer diferença no mundo, porque nós fomos feitos para fazermos diferença.

Odiar alguém não nos levará a nenhum lugar melhor do que aquele que hoje ocupamos.

Como disse Shakespeare:"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra." Portanto, necessário é vigiar os próprios pensamentos e sentimentos em relação às questões que se apresentem na nossa vida. O mal que aparentemente algumas pessoas nos fazem podem servir para nos conduzir à evolução pessoal. Só quem conhece a dificuldade sabe valorizar a tranquilidade. Nada é perdido na vida se soubermos ver todos os lados dos problemas e das ofensas.

As dificuldades são úteis quando não deixamos que o ódio nos domine e nem que o sentimento de vingança seja impulsionador das nossas ações. A virtude precisa do vício para se tornar visível. Assim, por exemplo, se não fosse por Judas, o cristianismo talvez não teria existido.

Vingar-se é a pior medida que podemos tomar em nossa existência. Deixe que as coisas naturalmente se desenvolvam contra aquele que teve uma atitude negativa. Tudo que fazemos aos outros voltam-se contra nós. É a lei da semeadura.

"O vento só estará a seu favor depois que você escolher um caminho" (desconhecido)

Um comentário:

  1. Janaini, excelente este texto, precisamos realmente agir assim. Seu blog é muito enriquecedor. Alberto

    ResponderExcluir