Paz a todos

Paz a todos! Este blog destina-se a compartilhar conhecimentos que possam auxiliar à amplificação da consciência humana, de forma a alcançarmos a humanidade plena.

"Os obstáculos te parecerão grandes ou pequenos dependendo se você é grande ou pequeno."Orison Swett Marden

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche

“Palavras amáveis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são infinitos” Madre Teresa

"Somos todos fios frágeis, mas compomos uma esplêndida tapeçaria." Jerry Ellis

"Dê a cada pessoa o seu ouvido, mas a poucas a sua voz." William Shakespeare

"O que separa a alma do corpo não é a morte, é a vida."Paul Valéry

"O que não queiras que os outros te façam , não o faças aos outros." Confúcio

"As tragédias verdadeiras no mundo não são conflitos entre o certo e o errado. São conflitos entre dois direitos." Hegel


"Toda reflexão que leve o homem para fora do estreito círculo do seu egoísmo é saudável e boa para a alma, seja qual for o caminho pelo qual enverede essa reflexão. " Joseph Ernest Renan

"Nem o Sol nem a Lua podem refletir-se claramente na água lamacenta. Assim a alma universal não pode realizar-se perfeitamente em nós, enquanto não afastarmos o véu da ilusão, isto é, enquanto perdura o sentimento do eu e do meu."Ramakrishna

“É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante.” Friedrich Nietzsche


sexta-feira, 23 de abril de 2010

SOBRE A MATERNIDADE



Essa louca, doce, completamente exigente e fisicamente desgastante e deliciosa maratona chamada MATERNIDADE...

Dar à luz uma criança é uma coisa, ser mãe é outra, totalmente diferente. Ser mãe requer uma grande arte, uma enorme compreensão.

Você está criando um ser humano – essa é a maior criação! Um pintor pinta um quadro; nós chamamos isso de grande arte. A Picasso, nós nos referimos como grande artista. Mas, e a mãe de Picasso? Um poeta escreve belos poemas, mas e a mãe de Shakespeare? Nós não vemos as mães como as pessoas mais criativas no mundo. Essa é a uma das razões pelas quais não existem mais mulheres que sejam ótimas pintoras – elas não precisam ser; podem ser ótimas mães.

Por que o homem tenta se transformar em um ótimo cientista, poeta, pintor, isso e aquilo? Ele tem inveja das mulheres: ele não pode gerar filhos e se sente impotente. Ele não pode carregar uma vida dentro de si, não pode reproduzir a vida. Para suprir isto, ele pinta, esculpe, escreve poesia, compõe música, vai à lua, escala o Everest. Ele quer provar, pelo menos para sua mulher, que “Eu também posso fazer alguma coisa”, caso contrário se sente impotente. Em comparação com a capacidade da mulher, ele parece uma criança, parece quase acidental. Seu trabalho não é muito grande: para ter um filho, ele simplesmente aciona o processo. Uma pequena injeção pode fazer isso, não é um trabalho muito grande.

A mulher passa por aqueles longos meses de gestação com agonia e êxtase. E o trabalho não termina! Na verdade, o trabalho, o trabalho de verdade, começa quando a criança nasce. E a criança traz à vida uma nova qualidade. Toda criança é primitiva, um bárbaro; a mãe tem que civilizá-la. Tem que ensiná-la os caminhos da vida, os caminhos do ser humano. É um enorme trabalho.

Mas, esse trabalho deve ser feito com alegria pois a mulher está criando algo imensamente valioso, está entalhando uma vida, está protegendo uma vida. É um trabalho que nenhum sacrifício é suficiente, todo e qualquer sacrifício deve ser feito. Isso é a primeira coisa.

A segunda coisa é: Não leve seu filho tão a sério, ou você o destruirá. Sua seriedade vai se tornar destrutiva. A responsabilidade está ali, mas deve ser levada na brincadeira. Lide com a criança como se lida com um instrumento musical, permita que seu filho seja seu instrumento. Toque-o com cuidado, com alegria. Se você ficar séria, seu filho começará a sentir sua seriedade e ficará oprimido e limitado. Não sobrecarregue seu filho; não comece a sentir que está fazendo algo muito bom para ele. Quando eu digo que você está fazendo algo maravilhoso, digo que é algo maravilhoso para VOCÊ MESMA. Ao ajudar esta a ser tornar um lindo ser humano, você estará se tornando a mãe de um “lindo ser humano”. Não está fazendo um favor ao seu filho: está somente aproveitando a sua própria vida; sua própria vida será transformada em prazer por causa de seu filho. Sinta-se agradecida por ter sido escolhida para ser sua mãe. Deixe que maternidade floresça por meio dele. Se você conseguir fazer com que sua maternidade floresça, vai se sentir grata por seu filho para sempre.

E, naturalmente, haverá sacrifício, mas eles tem de ser feitos...com alegria. Somente assim serão sacrifício. Se você fizer tudo sem alegria, não haverá sacrifício. Sacrifício vem da palavra “sagrado”. Quando faz as coisas com alegria, é sagrado. Quando não faz as coisas com alegria, está apenas cumprindo uma tarefa – e tarefas não são sagradas.

Se seu filho conseguir se tornar um bonito ser humano, você será beneficiada por isso – porque seu filho sempre ficará ligado a você. Apenas a conexão física foi desconectada no parto; a conexão espiritual nunca é desconectada.

Não existe envolvimento mais profundo que aquele existente entre mãe e filho. Nenhum outro pode ser tão profundo com nenhuma outra pessoa – porque a criança viveu dentro de você por alguns meses, como você; ninguém mais pode viver dentro de você, como você. VOCÊS JÁ FORAM UM, FORAM PARTES UM DO OUTRO E O SERÃO PARA SEMPRE....

OSHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário