Paz a todos

Paz a todos! Este blog destina-se a compartilhar conhecimentos que possam auxiliar à amplificação da consciência humana, de forma a alcançarmos a humanidade plena.

"Os obstáculos te parecerão grandes ou pequenos dependendo se você é grande ou pequeno."Orison Swett Marden

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche

“Palavras amáveis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são infinitos” Madre Teresa

"Somos todos fios frágeis, mas compomos uma esplêndida tapeçaria." Jerry Ellis

"Dê a cada pessoa o seu ouvido, mas a poucas a sua voz." William Shakespeare

"O que separa a alma do corpo não é a morte, é a vida."Paul Valéry

"O que não queiras que os outros te façam , não o faças aos outros." Confúcio

"As tragédias verdadeiras no mundo não são conflitos entre o certo e o errado. São conflitos entre dois direitos." Hegel


"Toda reflexão que leve o homem para fora do estreito círculo do seu egoísmo é saudável e boa para a alma, seja qual for o caminho pelo qual enverede essa reflexão. " Joseph Ernest Renan

"Nem o Sol nem a Lua podem refletir-se claramente na água lamacenta. Assim a alma universal não pode realizar-se perfeitamente em nós, enquanto não afastarmos o véu da ilusão, isto é, enquanto perdura o sentimento do eu e do meu."Ramakrishna

“É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante.” Friedrich Nietzsche


terça-feira, 13 de abril de 2010

Receita simples de felicidade- Epicteto



Para Epicteto, filósofo do Estoicismo, o progresso moral não é um privilégio natural de algumas pessoas nem é adquirido por acaso ou sorte, mas através de intenso trabalho de reforma íntima, realizado diariamente.

Devemos ir em busca da liberdade e tranquilidade interiores para alcançarmos um modo de vida cujo propósito é tornar nossa alma mais iluminada, e portanto, nossa existência mais leve.

A felicidade e a realização pessoal são conseqüências naturais de desenvolver sistematicamente atitudes corretas.

Não temos noção o quanto nos desviamos de nossos princípios mais elevados no decorrer de nossas vidas. A questão não é agir bem para conquistar os favores de Deus ou a admiração alheia, mas adquirir serenidade interior e uma liberdade pessoal duradoura. Não importa o que os demais pensem a nosso respeito, mas sim o que nossa consciência nos diz que devemos fazer.


Não adianta sermos admirados por muitos se o que eles imaginam a nosso respeito não corresponde a verdade existente dentro de nós. Se, no nosso íntimo, sabemos que nossa atitude não foi correta, a admiração alheia não nos preencherá.


Mas, por outro lado, se temos consciência que agimos de forma devida, o mundo todo pode estar contra nós, estaremos livres, em um lugar onde a tranquilidade repousa. Meu pai sempre dizia que a consciência tranquila descansa em qualquer parte, mas a consciência pesada não se satisfaz nem com o mais macio travesseiro do mundo.

Excelência moral é um empreendimento com oportunidades iguais, disponíveis para todos nós, em qualquer ocasião, ricos ou pobres, instruídos ou não. Mas, devemos ter disciplina para buscá-la diariamente, em todas as situações que nos apresentem.

A receita de Epicteto para uma boa vida concentrava-se em três temas principais: dominar os desejos, desempenhar as obrigações e aprender a pensar com clareza a respeito de si mesmo e de seu relacionamento com o restante da comunidade humana.

“Primeiro, diga a si mesmo o que você deveria ser; depois faça o que tem de fazer.” Epicteto


Janaini

Nenhum comentário:

Postar um comentário